Projetos como a “Liga de Futebol Amador da Abais” e “Futuro Melhor” são esperanças para crianças e jovens em vulnerabilidade social
Reportagem: Mateus Figueiredo
Reportagem: Mateus Figueiredo
Arquivo Abais
A Associação Brasileira de Apoio a Iniciativa Social foi idealizada no início de 2014 e criada efetivamente no dia 4 de setembro. Com sua sede em Macaé (RJ) e prestes a completar um ano de vida, o público alvo são as organizações não governamentais cujo imenso descaso em áreas carentes fez surgir a necessidade de compaixão e de ajuda. Desde então, a Associação trabalha com projetos com a finalidade de
investir em diversas áreas, trazendo benefícios tanto para os participantes, quanto para seus famíliares.
Principais Projetos:
Os projetos são sempre direcionados para um público especificamente necessitado. Todos eles têm sua gestão realizada por profissionais e técnicos especializados para garantir a funcionalidade e a qualidade dos mesmos. Núcleos permanentes dão assistência e acompanhamento
necessário aos públicos de questões sociais permanentes e atuam de forma direta.
Arquivo Abais
Arquivo Abais
A seguir, os principais projetos realizados pela ABAIS:
O Núcleo Permanente Outubro Rosa investe na orientação à mulheres quanto a descoberta e diagnóstico do Câncer de Mama. O mesmo trabalho é realizado a favor dos homens pelo Núcleo Novembro Azul, com relação ao Câncer de Próstata.
Arquivo Abais
Arquivo Abais
O Núcleo Permanente Drogas? Não! Trabalha junto de comunidades e escolas, realizando a conscientização quanto às consequências do uso destes dependentes.
E o Núcleo Permanente do Projeto Praticando Saúde traz suporte a um público com quadros de alto risco de saúde.
O programa prevê atendimento a pessoas classificadas como hipertensos, obesos mórbidos, diabéticos, entre outros, para acompanhamento de uma equipe composta por Assistentes Sociais, Médicos, Nutricionista, Educadores Físicos e Fisioterapeutas.
Arquivo Abais
A Liga de Futebol:
A LFAA – Liga de Futebol Amador da ABAIS foi pensada para reunir equipes de futebol amador pelas regiões de atuação que abrange os municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabú e Rio das Ostras.
Um dos personagens desse exército do bem é Washington Arruda, Vice Presidente e coordenador de projetos da ABAIS. Ele conta em breve entrevista, mais detalhes sobre a associação e os principais projetos.
Facebook.com
![]() |
Washington tem atuação direta nos projetos
|
Washington Arruda: A Diretoria da ABAIS tem como dirigentes mais atuantes a nossa Presidente Jocianne Martins Cotts, que é Assistente Social especializada em gestão de Projetos Sociais com assistência de pacientes e seus familiares e eu, Vice Presidente e coordenador de projetos, atuando na fase de elaboração e também na implementação de projetos tendo participação direta na coordenação, construção de parceria e captação de recursos.
Agência FACHA: Como surgiu a ideia de formar a Liga de Futebol Amador da ABAIS?
Washington Arruda: A LFAA - Liga de Futebol Amador da ABAIS surgiu como desdobramento do Projeto Futuro Melhor em função da necessidade de integração do Projeto com as comunidades e para geração de fonte alternativa de receita para o custeio das despesas previstas para este projeto. Eu sou idealizador da LFAA que contou desde o primeiro instante com o Apoio incondicional da Presidente da ABAIS e consequentemente, apoio da LMD - Liga Macaense de Desportos.
Agência FACHA: Como serão selecionadas as 100 crianças que participarão do projeto ‘Futuro Melhor’?
Washington Arruda: As crianças estão sendo selecionadas através de nossa equipe de Assistentes Sociais que, lideradas pela Rosane Bispo, realizam o recrutamento das crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos em uma visita domiciliar. Na ocasião, é apresentado às famílias o Projeto Futuro Melhor e oferecida a possibilidade de participação da seleção através do preenchimento de um questionário sócio-econômico que será utilizado pelas Assistentes sociais para identificação das famílias com mais vulnerabilidade Social considerando e respeitando aos critérios pré-estabelecidos para sucesso e alcance do objetivo do Projeto quanto ao perfil dos participantes.
Agência FACHA: Além da prática de esporte, do reforço escolar e cultural, é feita uma campanha antidrogas. Num país como o Brasil, com índices de violência altíssimos, qual a importância deste projeto envolvendo crianças que vivem em situações precárias e até possivelmente próximas de usuários?
Washington Arruda: A Prática do esporte, o reforço escolar, a iniciação cultural e as palestras sobre cidadania, sexualidade e prevenção às drogas principalmente visam criar novas perspectivas para o público assistido pelo Projeto Futuro Melhor. De fato, as crianças e adolescentes dentro do perfil do projeto estão inseridos em um contexto de grave risco, sujeitos a diferentes tipos de violência e por esta razão, a oportunidade gerada de participação em uma iniciativa de amparo social como esta, possibilita a formação e a projeção de novos referenciais, tornando-os agentes da paz em suas comunidades, propagar conceitos e valores positivos, sendo estes capazes de influenciar seu núcleo familiar e membros de sua comunidade a práticas semelhantes.
Para mais informações sobre a associação e os projetos acesse: www.abais.org.br
Vídeo postado no site da ABAIS
0 comentários:
Postar um comentário