Cidade em obras, trânsito em caos

Cidade em obras, trânsito em caos

6 10 99
Cidade em obras, trânsito em caos 10 6 99
Reportagem: Nathalia Santos

Motoristas enfrentam problemas com os preparativos para a chegada das Olimpíadas

O Rio de Janeiro se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016 e a pouco mais de um ano para a chegada das confederações e turistas, a cidade ainda se encontra em obras. Contruções de centros esportivos, de metrô (que já foi anunciada que não estará pronto para os Jogos), VLT, BRT, Cidade Olímpica, revitalização do Porto, hotéis e muitas outras formas de melhoria da cidade, que ficarão, não só para o grande evento, mas serivrão de legado para os cariocas. 

Porém, antes de tudo estar concluído e funcionando, existe alguém, ou melhor, algo que está sofrendo com as reformas pela cidade: o trânsito. Quem mora no Rio de Janeiro conhece todos os problemas enfrentados diariamente no trânsito, como o engarrafamento diário, má sinalização, ruas em péssimo estado. Motorista ou pedestre, todos conhecem esses problemas. Com todas as obras pela cidade, esses problemas apenas se agravaram. 

Desvios devem ser feitos, mudanças de rotas, adaptações nas passagens dos carros, e muitas vezes, os motoristas ficam confusos com os novos caminhos. O taxista Amaro Souza, veio de Salvador e já trabalha com o táxi no Rio há mais de doze anos :"Já estou rodando nas ruas a quase 15 anos e o trânsito sempre foi difícil, mas com essas obras todas acontecendo ao mesmo tempo na cidade ele piorou. As vezes a gente tem que pegar uns caminhos maiores pra desviar das obras e os passageiros reclamam e é sempre muito difícil conseguir pegar informação sobre onde a gente pode ir ou não. Não tem sinalização e nem pessoas para ajudar a gente". 

Os pedestres também sofrem com as obras e a falta de segurança: “É muito perigoso passar por esse trecho, principalmente, à noite, que é bem deserto e nunca tem segurança nenhum. Já fui assaltada duas vezes aqui saindo do trabalho e outras pessoas que trabalham comigo também.” diz Julia Marques, de 23 anos que perto das obras do Porto Maravilha. 

Novas interdições ainda estão acontecendo para que as obras sejam concluídas. No ultimo dia 30, a Rua Senador Pompeu, entre as ruas da Améria e Barão de São Félix para a implatação do Veículo Leve sobre Trilhos(VLT), novas redes de água, saneamento, drenagem, telecomunicações, gás natural, energia e iluminação pública, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Com a interdição da Rua Senador Pompeu, o trânsito opera em mão dupla na Rua da América até a Avenida 31 de Março, que liga o bairro de Santo Cristo até o Túnel Santa Bábara. O acesso é restrito a comerciantes e moradores no trecho da Rua Senador Pompeu entre a Rua Bento Ribeiro e o Terminal Américo Fontenelle. 

Outros trechos também estão interditados próximo ao Porto, como parte da Rua Rego de Barros que funciona em mão dupla entre a Rua América e a Rua Ebroíno Uruguai; a Rua América é mão dupla entre a bifurcação do Viaduto 31 de Março e a Senador Pompeu. Os ônibus também sofreram alterações em suas linhas: 128 (Gávea - Rodoviária), 178 (São Conrado - Rodoviária) e 443 (Praça Mauá - Leblon), no sentido Zona Sul, vão passar pelas ruas Santo Cristo, da América, Avenida 31 de Março (Viaduto São Sebastião), Benedito Hipólito, de Santana, Avenida Presidente Vargas (pista central e depois lateral), Avenida Presidente Vargas (pista lateral) e Avenida Rio Branco.

     Nathalia Santos
Obras de VLT na Av.Rio Branco
Apesar dos avisos prévios, alguns motoristas ainda não conhecem as novas rotas e quando chegam aos locais acabam tumultuando ainda mais o trânsito. Porém, não se pode esquecer, que todas as obras e transtornos acontecendo pela cidade, trarão benefícios para os cariocas, a revitalização e reurbanização do Porto Maravilha e Obras para as Olimpíadas, são para deixar a cidade do Rio de Janeiro cada vez melhor. Ruas próximo a Zona Portuária que já foram revitalizadas ganharam novas sinalizações, areas de travessia segura; e Centros Olímpicos estão sendo contruídos e quando os Jogos estiverem acabado, se transformarão em escolas públicas para a população.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agência Facha Méier © 2015 | Distributed By My Blogger Themes | Design By Duy Templates
Top