FIES, o auxilio para o seu estudo

FIES, o auxilio para o seu estudo

6 10 99
FIES, o auxilio para o seu estudo 10 6 99
Reportagem: Daniella Muniz  

Ministério reduz a faixa salarial para liberar o financiamento
 
O programa FIES (Financiamento Estudantil) foi criado pelo Ministério da Educação com o intuito de auxiliar aos estudantes afim de cursarem o grau superior que não possuem condições de encarregar-se com os custos em instituições particulares de cursos presenciais, sendo assim permitindo que o estudo seja financiado.

Para poder recorrer ao programa o estudante deve concluir as etapas de inscrições no site, ser avaliado positivamente pelo MEC, possuindo assim renda familiar de até 20 salários mínimos, com isso o valor total do curso pode variar no seu percentual entre 50 e 100% , dependo assim da renda familiar e a porcentagem do seu comprometimento para pagar o financiamento. Durante o curso o a pessoa que solicitou o FIES a cada três meses paga um valor ao máximo de R$50,00 relativo aos juros do financiamento.
                                                                                             Daniella Muniz
Estudante seguindo o primeiro passo do programa: a inscrição no site do FIES
Ao concluir o curso o estudante tem 18 meses para restabelecer seu orçamento, durante esse período o valor de até R$50,00 permanece, após o encerramento desse período o saldo da dívida será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, ampliado a 12 meses.

A aluna Yasmin Martins de 19 anos é estudante do primeiro período de Psicologia da instituição IBMR, e é financiada pelo programa FIES com porcentagem de 100%, em uma breve entrevista declarou um pouco da sua experiência. 
                                                                                       
                                                                   Daniella Muniz


Em pesquisa, foi relatado que o contrato do FIES foi reduzido de quase 50% entre 2014 e 2015, através dessa pesquisa pode se notar que não são todos que conseguem o financiamento do programa, em conversa com o aluno Marcos Mota de 20 anos que cursa o primeiro período de publicidade e propaganda na faculdade IBMR, ele nos contou que perdeu o FIES e hoje paga a sua faculdade.

Agência FACHA: O que te levou a se inscrever no FIES?
Marcos Mota: Pelo fato de eu não ter conseguido passar para uma faculdade pública e meus pais que sempre quiseram que eu tivesse mais responsabilidade e fizesse uma faculdade, porém meu trabalho não dava para pagar uma particular, optei pelo FIES e meus pais me apoiaram.

Agência FACHA: Quais são os benefícios?
Marcos Mota: Acho que o fato de poder cursar a faculdade e poder paga-la depois de concluir.

Agência FACHA: O que acha do programa?
Marcos Mota: Na minha opinião a ideia do programa é muito boa.

Agência FACHA: Muitas pessoas acabam não conseguindo fazer a inscrição, pra você foi fácil? Você conseguiu?  
Marcos Mota: Não, não foi fácil. O site travou em uma das fases da inscrição e não consegui concluir.

Agência FACHA: Quanto tinha conseguido de  porcentagem?
Marcos Mota: Apenas 25% pelo fato da renda dos meus pais não ser muito baixa.

Agência FACHA: E agora, como está fazendo a respeito da faculdade? Deu continuidade?
Marcos Mota: Como eu fiz um contrato com a faculdade de que se eu não conseguisse o FIES eu teria que pagar a faculdade, meus pais tiveram que pagar e agora graças a eles estou continuando.

Em uma matéria feita pelo Jornal Nacional foi mostrada a dificuldade que os estudantes encontraram com os erros do site.
                                                                 Reprodução TV Globo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agência Facha Méier © 2015 | Distributed By My Blogger Themes | Design By Duy Templates
Top