Começa a disputa para as Eleições Presidenciais nos Estados Unidos

Começa a disputa para as Eleições Presidenciais nos Estados Unidos

6 10 99
Começa a disputa para as Eleições Presidenciais nos Estados Unidos 10 6 99
Reportagem: Giúlia Santos

Um novo chefe de estado Norte-Americano será eleito no próximo ano

A eleição presidencial norte-americana será realizada no dia oito de novembro de 2016. O Partido Republicano e o Partido Democrata anunciaram seus principais candidatos, entre eles, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, pelos democratas, e o Senador pelo estado da Flórida, Marco Rubio, pelos republicanos. Os dois candidatos são os principais favoritos para ocupar a presidência dos Estados Unidos, segundo pesquisas de uma empresa americana. No país, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas por uma instituição chamada Colégio Eleitoral. De acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e do vice-presidente depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores. Ao todo, há um número de 540 delegados que fazem parte do Colégio Eleitoral nos Estados Unidos. Para ser eleito, o candidato deve ter o voto de 50% mais um dos delegados (271). Por mais votos populares o candidato tenha, o mais importante é ter votos do Colégio Eleitoral, pois é ele que escolhe o novo Presidente. O voto não é obrigatório. No total, existem mais de 30 partidos políticos nos Estados Unidos, mas apenas 6 concorrem com candidatos presidenciais. Os partidos majoritários do atual sistema eleitoral são os Partidos Democrata, que elegeu o presidente Barack Obama, e o Republicano, coloquialmente conhecido em seus país como GOP (Grand Old Party), elegendo como seu último presidente George W. Bush.

                                                                             R7.com
 


No momento, pesquisas realizadas por empresas em alguns estados americanos realmente apontam Hillary Clinton na frente, com uma grande diferença ao segundo colocado, Marco Rubio. Em entrevista exclusiva para a Agência Facha, a professora de Ciência Política da Universidade Unigranrio Anna Paulla Lemos relata o favoritismo que a candidata democrata possui nesta disputa.

"A Hillary Clinton é uma personalidade muito querida e respeitada pelos cidadãos norte-americano, por ter sido uma primeira-dama ativa e influente no governo do seu marido, Bill Clinton, depois virou  Senadora do Estado de Nova Iorque, e no governo Obama realizou um bom trabalho como Secretária de Estado, ganhando o apoio direto do atual presidente para a sua candidatura a presidência." 

                                                                                                                 Jawbreaker.nyc
Candidata Democrata Hillary Clinton
                                                                               G1.com
O Senador Republicano Marco Rubio é o favorito nas prévias do Partido

Por outro lado, a professora diz que a disputa pode ter um segundo turno e explica o principal mecanismo que decide quem ganhou a eleição.

"Não é sempre que o mais votado leva. Na grande maioria dos Estados, todas as vagas de delegados são reservadas para o candidato que obteve mais votos populares. Com isso, o presidente eleito nem sempre é aquele que ganhou a votação popular. Raramente um candidato pode vencer no colégio eleitoral e ser eleito sem ter vencido no voto popular."

Devido a essa peculiaridade, Al Gore perdeu a eleição para George W. Bush, mesmo tendo 550 mil votos a mais na contagem geral, em 2000. Bush ganhou na Flórida, um Estado populoso, por uma pequena margem, e, assim, ficou com todos os votos do colégio eleitoral.

"O sistema é conhecido nos EUA como 'the winner takes it all’ (o vencedor leva tudo)." – enfatiza Anna Paulla.


                                                                           CNN.com
Principais candidatos à presidência dos Estados Unidos da América

É válido lembrar que além dos dois candidatos principais (que disputam de fato a Presidência), há uma série de candidatos independentes lutando pelo cargo mais importante do governo norte-americano, que podem afetar o resultado da votação.

O vídeo abaixo explica exatamente como funciona o mecanismo das Eleições Estadunidenses.
 
Fonte Canal IIP State
                    

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agência Facha Méier © 2015 | Distributed By My Blogger Themes | Design By Duy Templates
Top