Fanáticos por marcas

Fanáticos por marcas

6 10 99
Fanáticos por marcas 10 6 99
Reportagem: Mayara Moura 

Apple e Samsung batalham com novos lançamentos e conquistam fãs

Celulares nas mãos apontados para a entrada de uma loja. Uma fila quilométrica percorrer os corredores e até a escada rolante do shopping. Não é uma celebridade que está na loja, mas sim a inauguração da primeira loja da Apple, marca norte-americana de eletrônicos. Smartphones, tablets e outros gadjets conquistam os consumidores de tal forma que tornam-se companheiros diários. Produtos da Apple e da Samsung têm admiradores que estão sempre ligados nas novidades e em busca de completarem suas coleções. Os números de fanáticos pelas marcas aumenta a cada novo produto.

                                                                         Rosangela Souza/TV Globo
Applemaníacos lotam entrada da Apple Store do VillageMall na inauguração 

Há pessoas tão fascinadas pela marca que ficam por dentro de todos os lançamentos, embora não comprem os produtos. Um exemplo disso aconteceu na inauguração da Apple Store em São Paulo, a segunda no Brasil. De acordo com a notícia da Folha de São Paulo, Eugênio Oliveira, 23 anos, foi o primeiro da fila. Ele chegou no shopping no dia anterior e aguardou a abertura da loja por 14 horas. Apesar da longa espera, não comprou nada. Para o portal iG, ele disse: "Vim só prestigiar".


Veja quantas lojas oficiais da Apple há pelo mundo.

Enquanto alguns querem ter um iPhone, outros não trocariam seus modelos de outra marca por ele. A designer gráfica Janaina Winarski, dona de um Galaxy S5 é uma delas. "Acho o iPhone muito caro e é um smartphone que te deixa muito presa. As suas coisas dependem de tudo deles e tudo é pago. Não pode aumentar memória com cartão, não pode trocar a bateria e tudo tem que passar antes pelo iTunes. As pessoas idolatram o iPhone só porque é da Apple", disse ela.

O publicitário Rafael Fischmann é Applemaníaco desde 2000 e ao ver que havia espaço para mais um site sobre o mundo Apple, criou o portal MacMagazine.com.br em 2002. "Não gosto do fanatismo no sentido de achar que tudo o que a Apple faz é perfeito, acaba-se estigmatizando os usuários da marca como tais. Já fiquei nas filas de lançamentos de produtos algumas vezes devido ao meu trabalho no site, mas dificilmente faria se não fosse por ele. No caso do Apple Watch, que mesmo semanas após lançado continua difícil de ser comprado, até faz sentido esse "esforço", mas no geral as pessoas podem comprar online mesmo e receber poucos dias depois", conta Rafael.

Confira a entrevista completa com Rafael Fischmann, fundador e editor-chefe do MacMagazine.

Para desenvolver sua tese sobre a paixão das pessoas por produtos, a designer Beatriz Russo aplicou teorias de psicologia sobre relacionamento humano à ligação de consumidores com produtos. Ela disse em matéria da revista Época: “Há três componentes nos relacionamentos: intimidade, paixão e comprometimento. Acariciar o celular para garantir que a tela não vai arranhar é um comportamento de comprometimento. Saber mexer nesse celular de olhos fechados é um sinal de intimidade. Paixão é atração, quanto ele é sexy para mim em comparação a outros modelos. Se eu não criar comprometimento e intimidade, essa relação não vai para a frente”.

  Mayara Moura
Smartphones da Samsung da família de Ubiratan Santos
A família do funcionário público Ubiratan Santos, 53 anos, é fiel à Samsung. Além dos smartphones, as TVs e aparelhos de DVDs também são da marca. "Vi nos produtos da Samsung uma qualidade que não havia visto em nenhuma outra. E quando digo qualidade digo isso como um todo, desde sistemas e coisas mais complexas aos acessórios como a câmera", diz ele. Para saber das novidades, recorre à filha, a estudante Laís Cavalcante. "Ela é uma grande fã da marca, então sempre comenta quando sai algum produto que possa chamar nossa atenção".

Escolha fácil para quem já conhece bem os produtos, mas difícil para quem quer trocar de smartphone e não sabe as diferenças entre um iPhone 6 e um Galaxy S6. O casal Babi Dewet e Arthur Bisbocci defendem suas marcas prediletas em um duelo sobre qual é a melhor compra. E você? Já decidiu qual prefere?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agência Facha Méier © 2015 | Distributed By My Blogger Themes | Design By Duy Templates
Top