Programa Ocupa Escola leva cultura a comunidades cariocas

Programa Ocupa Escola leva cultura a comunidades cariocas

6 10 99
Programa Ocupa Escola leva cultura a comunidades cariocas 10 6 99
Reportagem: Iasmim Motta

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou o projeto Ocupa Escola, que irá transformar  11 escolas públicas em espaços culturais, o projeto é uma parceria das secretárias municipais de Educação e Cultura e a ONG Arte de Educar a partir do movimento Reage Artista.

As escolas que receberam o projeto terão uma programação gratuita a cada 15 dias com exposições, teatro, dança e música e o espaço também é oferecido para ensaios de grupos artísticos locais, que também irão ministrar oficinas para a comunidade.

O objetivo principal do projeto é atuar em escolas que estão em áreas de risco e levar cultura para aqueles que não possuem  acesso, os encontros serão aberto á comunidade, para envolver a todos. Responsáveis, professores, alunos, equipe escolar e artistas locais irão formar um conselho cultural comunitário.

O evento de lançamento aconteceu em umas das escolas que receberão o projeto, localizado no bairro Ricardo de Alburque  a  Escola Coelho Neto na zona norte do Rio. O pátio da escola foi tomado pelas crianças, que se divertiram ao som de muita música com artistas locais, Exposições, Pintura com o Artista Márcio Heider e a banda da escola também estava presente e tocou vários clássicos, como Cidade Maravilhosa. O Teatro Lambe-Lambe, de Sergio Biff foi uma das atrações mais especiais, do inicio ao fim a fila não parava de crescer.

                                                                Divulgação  
Alunos do ensino fundamental no teatro lambe-lambe

O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que ressaltou a importância das escolas para a construção da cultura e na formação de jovens mais conscientes.

Para a diretora da escola Maria Rejane de Oliveira a parceria será de sucesso, “Quando foi proposto o projeto para escola, nós olhamos primeiramente o espaço, e consideramos bem oportuno, na comunidade Ricardo de Alburque não tem nada de cultura para oferecer, não tem cinema, teatro e casa de show, então achamos que aqui seria um espaço ideal, conversando com a comunidade escolar tivemos uma boa receptividade e resolvemos abraçar o projeto que já estar sendo muito bom.”

                                                            Iasmim Motta
Alunos do Ginásio Carioca do Colégio Coelho Neto e o prefeito

De acordo com Coordenador Ocupa escola Marcus Galiña os critérios para a escolha das onze escolas foram a Infraestrutura adequada, escolas que tivessem teatro, auditório ou espaço físico adequado, receptividade da direção, e um bairro que tivesse pouca opção de acesso  á cultura, o projeto terá a duração de um ano, mas será continuo nas escolas, o coordenador acredita que é um  projeto que deve ser abraçado por outras Cidades, Estado e pelo País, usar a escola, construída para ser equipamento de cultura, essa é a base do projeto. A cantora Maynah Faria, que foi uma das artistas locais a se apresentar  no palco do Ocupa escola “acredita que o projeto é muito importante , a cultural e a arte toca os alunos é essencial  dentro da escola, para que eles vivam isso , muitas vezes fora dela eles não tem essa oportunidade e são atravessados por outras coisas ruins.”  É um programa para envolver  a toda comunidade é a arte de gerar encontros. 
                                                           Divulgação
Prefeito e secretários de cultura e educação reunidos com a comissão do projeto

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agência Facha Méier © 2015 | Distributed By My Blogger Themes | Design By Duy Templates
Top